Push Notifications: Como aumentar relevância e resultados?

Vivemos na era da economia da atenção. O bombardeio de comunicações deixa usuários sem paciência. Como fazer para sua notificação não ser só mais uma?

Ter bons resultados em suas ações de comunicação para desfrutar bons números em seu app e negócio é um desafio. Para superá-lo, profissionais de marketing precisam estar atentos para a concorrência de comunicação, por vezes, até mais do que concorrentes de negócios. Possivelmente você já ouviu falar em que hoje, vivemos na era da economia da atenção. O conceito não é novo, e um dos princípios fundamentais é que "a riqueza de informação traz pobreza de atenção". O resultado disso, para quem trabalha em marketing e comunicação, é que a relevância da comunicação se torna essencial para ser efetiva em influenciar o comportamento de consumidores e usuários de apps. Então, como fazer uma comunicação ser relevante o bastante?

Se você trabalha para o crescimento de um app conhece bem a dificuldade que é conquistar novos downloads e, mais do que isso, estimular o uso do app após o download. De acordo com a Localytics, 21% dos usuários abandonam o aplicativo após o primeiro uso e 71% deles deixam de usar o app ainda nos primeiros 90 dias.

Aumento na retenção

Fonte: Localytics

Diante desse cenário, é normal que as empresas utilizem diversos recursos para reter e engajar seus usuários. Um estudo feito pela Branch mostra que 72% das empresas usam push notifications para buscar engajar seus usuários, enquanto 57% utilizam emails, 55% social media e 52% retargeting ads.

Com o push sendo estratégia para a maioria das empresas, como fica para o usuário que diariamente se depara com uma tempestade de notificações, além de diversas SMS e emails diários? A preocupação não é sem motivo: no mesmo estudo da Branch, vemos que a média de push recebida por um smartphone americano, por exemplo, é de 46 notificações por dia.

Mas, como as empresas vêm utilizando esta estratégia? Tem sido efetiva? Tem sido relevante e fluída para os usuários?

Não é incomum encontrar quem tenha recebido um push com um cupom de desconto para consumir algo que estava no caminho de seu trabalho quando já estava no trabalho. Ou alguém que tenha recebido mais de um push com o mesmo conteúdo no mesmo dia. Ou também push com mensagem errada, fora de contexto, sem relação com seus interesses. A lista de erros é grande.

Numa época de comunicação cada vez mais segmentada, para garantir o sucesso de uma campanha, é fundamental acertar dois elementos: o conteúdo da mensagem e o momento em que é recebida. Utilizar a estratégia dentro de uma régua de relacionamento cruzando informações do CRM e localização é indispensável para alcançar maior assertividade nestes dois elementos.

O CRM busca como parte de sua estratégia elevar o gasto e o engajamento dos clientes, reforçando positivamente a marca. A longo prazo, uma estratégia com ações eficientes significará melhorias nas vendas, na imagem da marca e se tornará um diferencial competitivo.

Logo, quanto você pensar em executar uma estratégia de push, não pense somente na mensagem e hora que você vai enviar, mas pense também no local em que o usuário irá receber a notificação e se faz sentido para seu  perfil. 

Um ótimo exemplo é de uma empresa com cartão de alimentação que utilizou Inloco com o objetivo de aumentar o uso do cartão nas compras em estabelecimentos específicos. A empresa utilizou a base de usuários de seu app e disparou notificações push, e a localização foi essencial para a construção da mensagem, e também para determinar o momento do disparo.

Os resultados foram assombrosos, e a conclusão é que, sem o contexto de localização a campanha nunca teria tido sucesso. Leia esse case completo para entender no detalhe.

Mas fato é que, somando o engajamento do formato push com a solução de geolocalização de alta precisão, a Inloco entregou uma forma de impactar e engajar o cliente do anunciante no momento propício para a compra utilizando o cartão.

Dados de CRM + Localização = Contexto. Contexto traz conveniência, que por consequência gera melhores experiências. Essa é a fórmula que você deveria começar a olhar antes de disparar suas próximas campanhas de push. O usuário, com sua atenção limitada, com certeza terá outra percepção em relação à sua marca, e seus resultados no longo prazo certamente serão melhores.

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