5 ideias comprovadas para aumentar engajamento de usuários no seu app

Você só precisa destas 5 ideias para aumentar o engajamento de usuários no seu app. Saiba como tornar o seu aplicativo parte da rotina do usuário.

Um hábito é uma escolha que em algum momento tomamos deliberadamente, e depois paramos de pensar a respeito. Porém, continuamos fazendo, às vezes todo dia - isso é o que Charles Duhigg indica em seu livro “O poder do hábito”. Se você quer aumentar o engajamento de usuários do seu app, você precisa considerar o que fazer para que ele seja incluído na vida do usuário até que se torne um hábito. 

Mas, assim como qualquer hábito, a construção de um bom engajamento não é uma tarefa fácil. Existem uma série de técnicas que podem ser adotadas para fazer os usuários se engajarem para que o app esteja em sua rotina, e, finalmente, se mantenham usuários fiéis de seu aplicativo.

A Taxa de Engajamento é uma das métricas possíveis para entender o quanto o seu app está sendo utilizado, revela muito sobre a experiência do usuário e pode gerar consequências no resultado financeiro da empresa. 

Usuários que desinstalam apps rapidamente acabam representando custo e, dependendo do quanto utilizaram, provém baixa receita.Isso é um problema global, mais ainda maior no Brasil. Ocupamos o segundo lugar entre os países em que os usuários mais desinstala aplicativos, perdendo apenas para o Vietnam, segundo os dados da AppsFlyer. E, conforme aponta a Localytics, isso acontece após o primeiro uso (21%) ou após os primeiros 90 dias (71%). 

Tudo isso indica que, dependendo de sua base atual de usuários, sua empresa não precisa de novos usuários, mas sim que você precisa encontrar maneiras de melhorar a sua Taxa de Retenção, e uma boa maneira é trabalhando para aumentar o engajamento dos usuários.

Ideia 1: Meça o Engajamento de usuários do app

Quando se trata de Engajamento, não existe métrica correta, melhor ou pior. Assim como toda ação de marketing, para definir a métrica ideal, é preciso ter clareza da sua finalidade. Portanto, comece analisando a proposta e objetivo do aplicativo, antes de considerar as opções a seguir. 

Conheça algumas métricas relacionadas ao Engajamento:

  • Duração da sessão e intervalo entre sessões: Indicam o tempo entre o primeiro e último acesso do seu usuário no app ou o tempo de duas sessões consecutivas.
  • Tempo no app: Uma combinação de duração e frequência de sessão
  • Stickiness: Essa métrica permite te dizer quais são as atividades cruciais que estão trazendo o usuário de volta para o seu aplicativo, assim você saberá o que e em quais etapas do fluxo você está acertando ou errando, no que se refere ao engajamento.
  • Conversão: Apontam a porcentagem dos usuários que atingem um determinado objetivo (ou conjunto de objetivos). E te ajuda a descobrir qual etapa do funil precisa ser melhor trabalhada.

Uma só métrica pode não ser suficiente para analisar. Assim, você precisa pensar qual comportamento quer provocar no seu usuário. 

Ideia 2: Entenda o comportamento do seu usuário

Muito se fala sobre a experiência do cliente, mas só é possível analisar esse ponto se você buscar entender o comportamento do usuário dentro do seu app. 

É através do comportamento que você vai descobrir onde estão os gaps de uso e suas causas. Elas podem ser,  por exemplo, a própria proposta de valor do produto, a fricção causada pela autenticação, o design ou em outros aspectos.

Pergunte-se:

  • Quais são as barreiras e dificultadores encontrados pelos usuários paraa utilizar seu app?
  • O problema que seu produto soluciona é o mesmo que seu cliente quer resolver?
  • Suas ações de comunicação estão influenciando o comportamento dos seus usuários? Como?

A compreensão sobre o comportamento do usuário dará clareza sobre qual ação tomar para aumentar seu engajamento.

Ideia 3: Contexto gera engajamento

Existem estudos comportamentais que comprovam a influência de um conjunto de condições, que servem de “moldura” para a ocorrência de um determinado comportamento, ou seja, o contexto influencia o comportamento. Isso significa, que para ter um bom engajamento, você precisa conhecer cada vez melhor os seus usuários, entendendo também sobre o contexto em que eles se encontram.

Descubra o que o seu usuário costuma fazer, os lugares que frequenta e qual insight seus hábitos já consolidados podem trazer, para que você relacione à proposta do seu app. 

Uma maneira excelente de entender contexto é saber mais sobre os lugares que o usuário frequenta, com qual frequência, e relacionar determinados segmentos a comportamentos específicos. Você pode fazer isso com a tecnologia de localização, que lhe permite compreender o comportamento de grupos de usuários, sejam eles usuários de um aplicativo específico, com a tecnologia de localização Inloco ou pessoas que ainda não fazem parte da base do aplicativo, com o produto de Insights. 

Por exemplo: é possível descobrir que um determinado percentual do seu público frequenta academias, que poderia ser um dado sem relevância, mas utilizando do contexto, agrega a informação de que são pessoas se preocupam com a prática de exercícios físicos e, consequentemente, se interessariam por produtos que promovem qualidade de vida. 

Ideia 4: Timing na comunicação com o seu usuário 

Unificando as ideias apresentadas anteriormente ao timing, você pode realizar uma comunicação mais eficaz e personalizada, através do envio de Notificações Push, as mensagens de seu app exibidas na tela principal do dispositivo móvel do usuário.

Segundo a Localytics, os usuários que experimentam algum grau de interação personalizada com a marca tem maior probabilidade de retornar ao aplicativo por 11 ou mais sessões.

A interação poderá ser personalizada se você escolher bem o momento de apresentar a comunicação, o que pode garantir um desempenho satisfatório da comunicação e refletir no aumento positivo de  outras métricas importantes, para além do engajamento. O momento ideal para realizar uma comunicação é no momento em que o usuário tem a necessidade de uso de seu produto. Um ótimo exemplo é da fintech de pagamentos que aumentou em 76% o consumo de seus clientes com o app instalado ao enviar uma notificação no momento em que entravam em estabelecimentos em que provavelmente fariam uma compra, como supermercados, shoppings, restaurantes ou lojas de varejo.

Para descobrir o melhor momento saiba quais são os locais onde o usuário provavelmente está quando tem a necessidade de seu produto. Inicie um planejamento e testes de disparos, conferindo a mudança de comportamento do seu público e entendendo quando estão mais aptos a realizarem ações através dos testes. Não se esqueça de investir em uma boa mensagem, com CTA e gatilhos mentais, e tome cuidado com os exageros na frequência das mensagens.

Ideia 5: Promoções para engajar seu usuário no app

Unir todas as técnicas apresentadas anteriormente, que podem  influenciar positivamente o engajamento, ao uso de cupons de descontos e promoções transformará ainda mais os seus resultados. 

Cupons de desconto e cashback chamam atenção e podem ser o ponto que faltava para você conseguir criar no usuário o hábito de acessar o aplicativo regularmente.

Um caso de uso possível, agregando os exemplos anteriores é de um aplicativo de entrega de comida, analisando o comportamento, contexto e usando o timing certo, poderia enviar uma notificação assim que os usuários estivessem chegando em casa, ou acabado de chegar em casa, próximo do horário do jantar, e enviar um cupom para uso em restaurantes que o usuário tem costume de pedir. A chance de conversão poderá ser maior, agregando todas as técnicas apresentadas.

Mas pode-se pensar também em situações em que lojas utilizam da localização para indicar uma promoção próxima do usuário, o que facilitaria, por exemplo, a compra de um presente em uma data comemorativa, uma vez que muitos deixam para o último momento, como aconteceu nesse caso real, sobre a data comemorativa que representou o maior fluxo do varejo no Brasil em 2020..

Com base nessas 5 ideias para aumentar o engajamento de usuários no seu app, você pode perceber quão poderosa é a união entre conhecimento de seus usuários, e a ação com base nele. Utilizando estas técnicas você poderá aumentar o engajamento e evitar despesas com aquisição, enviando novos usuários para um balde furado. A tecnologia de localização, sem dúvida, cumpre um papel importantíssimo nesta maneira de operar e sem dúvida poderá trazer resultados consistentes de engajamento no app e receita para a empresa, como aconteceu no case do Dia dos Pais. Aproveite para saber mais!

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